O drywall é um tipo de estrutura criado em 1898 nos EUA e que se popularizou em outros países da América do Norte e na Europa, por exemplo. Apesar de ter chegado ao Brasil por volta de 1970, somente 30 anos depois, com o boom do mercado imobiliário e o aumento exponencial das construções é que essa forma de construção se tornou mais comum.
Nesse artigo você irá saber um pouco mais sobre esse tipo de obra e o por que utilizar perfil de alumínio para drywall nas montagens e suas vantagens. Confira!
O que é drywall?
O drywall é uma forma muito prática de dividir ambientes, através da construção de paredes compostas por chapas duplas de gesso acartonado. É um tipo de vedação indicada em áreas internas de casas, escritórios e apartamentos, que não necessita de água e nem gera resíduos de cimento, argamassa ou concreto, por exemplo. Por isso, a obra torna-se muito mais sustentável.
Apesar de muita gente pensar que esse tipo de estrutura não é resistente, os fabricantes garantem que os materiais que compõem a parede de drywall são capazes de resistirem a tremores, vibrações e choques sem se danificarem. Especialistas apontam que em condições normais de utilização, a durabilidade do sistema é indeterminada, tendo sido aprovado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
O que compõe a lista de material para parede drywall?
Na lista de material para parede drywall estão as placas de gesso acartonado, parafusos, os montantes e as travessas, que são os pilares e as vigas que sustentam a estrutura em vãos curtos e modulares. Esses suportes são metálicos, produzidos em alumínio ou aço galvanizado. Também são utilizadas lãs minerais entre as chapas a fim de proporcionar maior isolamento térmico e acústico ao ambiente. Massas e fitas servem para dar acabamento ao conjunto.
Quais as vantagens de usar perfil de alumínio para drywall?
Ao optar pelo uso de perfil alumínio drywall você tem muitas vantagens, uma delas é a resistência à corrosão. Tanto o perfil guia, que é responsável pela estrutura de sustentação horizontal, quanto o perfil montante, que suporta verticalmente o conjunto, podem sofrer com a ação de umidade ou da maresia em ambientes litorâneos, por exemplo. O alumínio resiste ao tempo, à ferrugem e à oxidação, evitando manchas indesejadas no gesso.
O perfil de alumínio para drywall é mais nobre, apresenta maleabilidade e leveza, fatores que contribuem para a agilidade na obra. A facilidade de corte e furação dos materiais são decisivas na redução do tempo de execução. Além disso, por ser muito leve, o material gera menos peso nas lajes dos edifícios.
Ao contrário do aço, o perfil de alumínio drywall sofre poucos desgastes ao longo do tempo. Isso determina que a durabilidade da parede será ainda maior quando escolhemos esse tipo de material. Em caso de necessidade de demolição, ainda temos a vantagem de o alumínio ser 100% reciclável e reaproveitável, o que faz da obra muito mais sustentável.
Gostou de saber mais sobre os perfis de alumínio para drywall? Precisa de ajuda com o seu projeto? Entre em contato conosco!