Prensa (press)
Máquina com sistema hidráulico ou mecânico capaz de desenvolver altas pressões para deformar e cizalhar materiais.
Extrusão (extrusion)
Define-se por extrusão o processo de conformação de metais por deformação plástica que consiste em forçar um tarugo (confinado em um container) a fluir sob pressão, através da abertura de uma matriz (ferramenta).
Mesa de resfriamento (cooling table)
Também conhecido como leito de resfriamento, trata-se de uma “mesa” onde os perfis extrudados permanecem esfriando por um breve período de tempo para que possam ser processados logo em seguida.
Homogeneização (Homogenizing)
Tratamento térmico em fornos especiais em alta temperatura por um tempo prolongado. Tem como finalidade eliminar ou reduzir por difusão as micros segregações de elementos de liga decorrente da solidificação no processo de fundição.
Tarugo (log)
É um lingote de formato cilíndrico obtido por fundição que se destina a extrusão.
Tarugo cortado (billet)
São pequenos blocos de alumínio de comprimentos definido de acordo com a gramatura do material que se vai produzir, cujo diâmetro pode variar entre 2” até 27” entretanto na extrusão do alumínio é mais comum o uso de bitolas entre 6” a 10” de diâmetro.
Talão (butt)
Também conhecido como resto de prensagem, o talão é a casca de óxido do tarugo.
Recipiente (Container)
É no recipiente que o billet é introduzido e confinado para em seguida ser extrudado.
Pistão Principal (Main Ram)
É a maior parte móvel de uma prensa de extrusão. A pressão de extrusão é obtida através desse pistão, o qual é pressionado internamente pelo óleo hidráulico proveniente das bombas de alta pressão.
Pistão Empurrador (Stem)
Também conhecido como agulha. É o stem que aplica a força exercida pelo êmbolo do pistão principal sobre o disco de pressão que transmite esta força ao billet, forçando-o a fluir através da matriz.
Disco de pressão (Dummy Block)
Dispositivo confeccionado em aço fixado na extremidade do stem, com a finalidade de transmitir toda pressão da prensa sobre o billet. Este dispositivo através de um sistema de dilatação permite que o ar contido no interior do container seja expelido para fora no momento em que o disco de pressão é introduzido no interior do container.
Trancha (Shear)
Também conhecido como guilhotina. É um dispositivo composto por um pistão hidráulico vertical, com uma faca de corte na extremidade da haste do pistão responsável pelo corte e expulsão do talão.
Carregador de billets (Billet Loader)
Este dispositivo conduz o billet já aquecido para o centro da prensa de maneira que o mesmo possa ser introduzido no interior do container.
Matriz (Die)
Também conhecido como ferramenta de extrusão. A matriz é um ferramental em aço no qual é feito um orifício no formato desejado, pelo qual o alumínio é forçado a fluir para ficar na forma que se deseja.
Contra Matriz (Backer)
É um dos suportes de apoio que se encaixa na matriz. O contra matriz geralmente possui o contorno aproximado de formato do perfil e espessura maior do que a matriz dando a resistência necessária para que não haja deformação ou flexão da matriz quando em operação.
Porta Matriz (Die holder)
Trata-se de um dispositivo onde a matriz fica armazenada, para que possa se encaixar no carro porta matriz, mantendo-a fixa no ponto ideal de trabalho.
Anel de encosto (Bolster)
O anel de encosto é o suporte de apoio do conjunto matriz e contra matriz. Em geral o anel de encosto possui espessura e diâmetro maior que o contra matriz e a matriz.
Carro Porta Matriz (Die Holder Carrier)
É um dispositivo da prensa de extrusão responsável pela troca de um conjunto completo de ferramenta.
Tesoura a Quente (Hot Shear)
Equipamento auxiliar da prensa de extrusão responsável pelo corte do tarugo em billets com comprimento previamente estabelecidos após aquecimento no forno a gás.
Transportador de billets (Trolley)
Equipamento auxiliar da prensa de extrusão responsável pelo transporte do billet do forno até o carregador de blocos.