A indústria de transportes é a que mais consome alumínio no mundo. Devido às suas características e propriedades, esse metal está presente em quase todos os componentes dos sistemas veiculares. Desde chapas, folhas, forjados, fundidos, até o perfil de aluminio, todas as formas derivadas do metal bruto são empregadas em soluções para esse setor industrial.
A busca por produzir veículos mais leves, que consumam menos combustível e que sejam, por consequência, menos poluentes, é o objetivo da indústria automobilística. Por isso, a substituição de metais pesados, como o aço, é uma realidade. Para acompanhar essa tendência, a linha de extrusão e o catálogo de aluminio dos fornecedores vêm sendo ampliados para atender a demanda.
De acordo com dados do site da Aluminum Drive, o uso de perfis de aluminio, chapa de aluminio, tubos de aluminio e demais derivados do metal na fabricação de automóveis garantem 50% mais leveza nos veículos, além de maior rigidez estrutural. É estimado que a cada 10% de redução de peso sejam economizados de 5% a 7% de combustível. Durante todo o ciclo de vida, um veículo com 100kg a menos pode economizar de 300 a 900 litros de combustíveis.
Ainda segundo o site internacional, cada quilo de alumínio utilizado em substituição a um metal pesado na fabricação de um veículo pode evitar a emissão, em média, de 20Kg de CO² (carros) até 45Kg do poluente (ônibus) durante sua vida útil. Cerca de 90% do alumínio usado nos veículos pode ser reciclado e recuperado, o que representa importante vantagem técnica, econômica e ambiental.