Consumo de produtos de alumínio transformados cai em 2022

Segundo o relatório liberado pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), o consumo de produtos de alumínio reduziu nos primeiros trimestres do ano de 2022.

O alumínio é utilizado no mercado em diferentes formas e diversas funcionalidades. Por isso, é importante analisar cada setor para entender como foi o ano para o setor de produtos de alumínio.

Além disso, esses dados nos ajudam na projeção para o próximo ano. Mesmo sendo apenas expectativas, a tendência é que os valores se mantenham dentro da média prevista.

De modo geral, o consumo doméstico de alumínio até o mês de setembro foi de 1.115,6 mil toneladas. Isso representa uma redução de 6% quando comparado com o mesmo período do ano de 2021.

Porém, 2021 foi um ano atípico. Por esse motivo, essa redução não representa um risco para o setor de produtos em alumínio e o de perfis de alumínio extrudados, que faz parte dele.

Abaixo vamos explicar melhor os motivos para a queda e a expectativa.

Comparativo de consumo de produtos de alumínio em cada setor

produtos de alumínio transformados

O setor de embalagens teve um consumo de 456 mil toneladas, apresentando assim uma redução de 5,3% no consumo. Já a retração do setor de energia foi ainda maior, 19,8%, principalmente na produção de cabos.

Entre os bens de consumo está a maior redução de consumo de produtos de alumínio, sendo uma queda de 26,9%. Contrariando o mercado, o setor da construção civil e transporte apresentaram aumento significativo de 9,1% e 7,6%, respectivamente.

Apesar dos dados apresentarem com clareza a queda no consumo de produtos de alumínio no ano de 2022, isso não é algo negativo. Isso porque o ano de 2021 apresentou um aumento bem acima do padrão ocasionado pelo isolamento.

Nesse momento, mais produtos para casa, itens de uso pessoal, bicicletas e até mesmo peças de jardinagem foram adquiridos em maior volume. Portanto, o ideal é analisar o cenário de maneira mais abrangente, com dados de anos anteriores.

Quando fazemos esse tipo de análise vemos que o consumo de produtos de alumínio no ano de 2022 se manteve dentro da média anterior a pandemia. Assim, a conclusão é de que não houve queda significativa e sim, uma manutenção do padrão do mercado.

Dados de importação e exportação de produtos de alumínio

Entre os meses de janeiro e setembro de 2022 o setor de importações e exportações apresentou um superávit de US$ 2.133 milhões. Esse valor está diretamente relacionado à exportação de alumina e hidróxido de alumínio.

A exportação atingiu nesse período o valor total de US$ 4.130 milhões, enquanto a importação ficou em US$ 1.997 milhões. Mais de 60% da nossa importação vem da China e a exportação se divide principalmente entre Estados Unidos e Argentina.

Expectativa de consumo anual de produtos de alumínio

A expectativa para o relatório geral do ano de 2022 é um déficit de 3,9% quando comparado com o ano de 2021. Porém, na avaliação com outros anos, a média anual em todos os setores se mantém dentro da média.

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