Os tubos de alumínio para bicicletas vêm sendo usados há bastante tempo na confecção de quadros, que consiste basicamente na união de vários deles. Estas peças são compostas por ligas específicas e passam por tratamentos como térmico, anodização e pintura, para que possam desempenhar adequadamente sua função.
Ligas para tubos de alumínio para bicicletas
As ligas 6061 e 7005 são as mais usadas na indústria para a fabricação de tubos de alumínio para bicicletas, os insumos representam aproximadamente 85% do mercado. O restante dos fabricantes utiliza as ligas 6066 e a 6069, mas questões relacionadas às linhas de produção, preço, maleabilidade e soldabilidade tornam seu uso mais restrito.
A liga 6061 adota o magnésio e o silício em sua composição, sendo considerada superior à liga 7005, que acrescenta zinco ao alumínio. Embora seja mais resistente (a 7005 apresenta resistência a falha de 51.000 psi, enquanto a liga 6061, 45.000 psi), fatores como soldagem, formato dos tubos de alumínio para bicicletas e espessura dos mesmos acabam dando vantagem à 6061.
Tratamentos dos tubos de alumínio de bicicleta
Quanto aos tratamentos, falaremos primeiro dos térmicos. Os tubos de alumínio de bicicleta podem ser submetidos a vários deles, como o T6, que solubiliza e envelhece artificialmente o material em fornos, ou o T2, que torna o metal encruado e envelhecido naturalmente, o que aumenta sua resistência mecânica.
Os tubos também podem ser anodizados e/ou pintados. O alumínio não tratado acaba sendo mecanicamente muito sensível e quimicamente vulnerável à corrosão. Ele perde sua refletividade de forma aleatória e desuniforme. Por isso, adotar a anodização, que traz o benefício da reflexão consistente, sem perdas por envelhecimento, é fundamental.
Já a pintura é outro recurso eficiente para tratar os tubos de alumínio para bicicletas. O mais comum, eficiente e resistente é a do tipo eletrostática a pó. Ela possui muitas vantagens como o alto nível no acabamento final, a rapidez na troca de cores, baixa agressividade ao meio ambiente e o material ainda pode ser reaproveitado, ou seja, é muito mais sustentável.
Vantagens dos tubos de alumínio para fabricar bicicletas
Os tubos de alumínio para fabricar bicicletas são mais leves e versáteis do que os de aço-carbono, por exemplo. Além disso, não apresentam problemas com corrosão e ferrugem, como as ligas de aço compostas com cromo e molibdênio (CrMo).
O custo-benefício também beneficia o alumínio quando assunto é bikes. Quadros em fibra de carbono e titânio costumam ser mais caros para fabricar. Este último em si não é tão caro, mas envolve alto custo para manipular, especialmente pela dificuldade em soldar esse produto.
No caso do titânio, ainda existe a desvantagem de ele desgastar as ferramentas de fabricação duas vezes mais rápido que o alumínio. Tubos de alumínio de bicicleta são mais fáceis de usar no processo de fabricação. Além disso, eles unem a leveza a uma excelente resistência.
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