Tubulação de alumínio: O que é, vantagens e como criar a sua?

  1. tubulação de alumínio

O uso de tubulação de alumínio ganhou destaque na construção civil nos últimos anos. O motivo principal são as suas diversas vantagens de uso em comparação com os canos tradicionais.

Mesmo que sua obra tenha um planejamento simples e clássico, utilizar tubos de alumínio vai te permitir realizar mudanças futuras com muito mais facilidade. Além disso, o custo total da sua construção pode ter uma diferença significativa.

E esse é o outro motivo que tem feito empresas de engenharia civil optarem pela tubulação de alumínio em suas obras. Se você ainda não conhece esse material, nós vamos te mostrar cada detalhe.

O que é tubulação de alumínio?

A tubulação de alumínio ainda não está totalmente conhecida no mercado, por isso é comum que algumas pessoas não conheçam esse produto.

Enquanto os canos tradicionais são fabricados com plástico polietileno, os canos de alumínio são produzidos com uma liga de alumínio e outros metais.

Isso aumenta a qualidade final do produto e o torna um excelente condutor de calor, eletricidade e água. A tubulação de alumínio pode ser encontrada em três tipos de ligas, cada uma com suas características e funcionalidades.

A liga 6063 é mais resistente à corrosão, porém tem pouca resistência mecânica. Já a liga 6101 tem resistência mecânica média e facilidade em ser manipulada e a liga 6061 é um ótimo condutor de eletricidade e facilidade para ser soldada.

Vantagens da tubulação de alumínio

Usar tubulação de alumínio na sua obra vai trazer muitas vantagens para o processo e o resultado. As principais são:

Mais leves

O peso de um tubo de alumínio é muito inferior aos demais modelos disponíveis no mercado. Isso ajuda no sucesso da sua construção.

Mais resistentes

O alumínio é um material mais resistente que permite ser utilizado para passagem de água gelada ou quente e ainda em instalações elétricas.

Fácil instalação

A instalação da tubulação de alumínio é três vezes mais fácil que o método tradicional. O principal motivo é que esse material exige menos soldas e uso de encaixes.

Excelente condutor

O alumínio não apenas é resistente contra a ação do calor e do frio como também ajuda na condução da água em altas temperaturas.

Como utilizar tubulação de alumínio?

A tubulação de alumínio pode ser utilizada de diferentes maneiras, tudo vai depender da necessidade do seu projeto. As funcionalidades mais comuns são:

Instalação de ar-condicionado

O ar-condicionado exige tubulação que seja resistente à presença de água, de calor e de frio. O uso de alumínio para essa finalidade é excelente, pois ele mantém a temperatura sem sofrer danos.

Instalação de Aquecedor de água

Ao instalar um aquecedor de água é preciso realizar a troca da tubulação tradicional por um cano resistente ao calor. A tubulação feita de alumínio é perfeita para isso e vem sendo a mais utilizada nesse tipo de projeto.

Tubulação de toda a casa

Toda a tubulação de uma casa pode ser instalada com canos de alumínio. Assim, você poderá realizar mudanças com mais facilidade na sua residência.

Instalação elétrica

A tubulação de alumínio ainda é indicada para a parte elétrica da construção, pois é um excelente condutor de energia e não sofre danos.

Onde comprar tubulação de alumínio

Para garantir a compra de canos e tubos de alumínio de qualidade é preciso escolher com cuidado a empresa fabricante.

A Hyspex atua no mercado de tubos e perfis de alumínio entregando produtos de alta qualidade em todo o Brasil.

Entre em contato com um dos nossos profissionais e solicite o seu orçamento de tubulação de alumínio.

 

Posted in:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.