Conheça 5 vantagens do tubo de alumínio para ar comprimido

Você já ouviu falar em tubo de alumínio para ar comprimido? Conhece as propriedades e vantagens do alumínio em suas diversas aplicações? Pois é esse o nosso tema. Você conhecerá cinco vantagens do tubo de alumínio para ar comprimido.

Antes, vamos fazer as devidas apresentações. O alumínio (AI) é um metal leve e macio, encontrado com fartura na crosta terrestre, de cor cinza, bastante resistente e dotado de propriedades que fazem desse metal uma matéria-prima fartamente utilizada na indústria de transformação.

É fartamente utilizado na indústria da construção civil, mas está presente, também, em revestimentos, acabamentos, equipamentos aeronáuticos e utensílios de cozinha. Nesse último caso, a utilização do alumínio é bastante disseminada em função de ser esse metal um excelente condutor de calor.

O que é e para que serve o tubo de alumínio para ar comprimido?

Antes de falar nos tubos de alumínio para ar comprimido, vamos falar um pouco sobre qual a função desse elemento. O ar comprimido funciona como fonte de energia, o que só é possível graças à sua pressão maior que a pressão atmosférica. Que pode ser ampliada com o aquecimento do ar.

Nem é preciso dizer que o tubo de alumínio para ar comprimido é um equipamento com farto uso industrial, mas também está presente em processos ágeis de limpeza, em trabalhos arqueológicos, na propulsão de motores e outras aplicações.

Para que esse ar comprimido circule, é necessário que os tubos sejam utilizados. Eles são os condutores do ar e precisam apresentar propriedades que ofereçam segurança e eficiência a esses processos, além de durabilidade e resistência a agressões químicas e mecânicas.

5 vantagens do tubo de alumínio para ar comprimido

Os tubos para ar comprimido são fabricados com diferentes materiais. Além do alumínio, há tubos produzidos em plástico, aço inoxidável, cobre, aço galvanizado e aço carbono.

O alumínio, apesar da concorrência, cada vez mais se torna o preferido das indústrias. As razões?

1. Leveza do alumínio

Um dos grandes diferenciais do alumínio é o fato de ser um material leve (bem mais leve que o aço), que facilita os processos produtivos, o transporte e a montagem das estruturas, o que favorece os tubos de compressão de alumínio.

2. Resistência à corrosão

Além da leveza, o alumínio é um metal extremamente resistente à corrosão, o que garante uma durabilidade maior dos tubos produzidos com esse metal além de não haver risco de contaminação das partículas de ar com ferrugem.

3. Versatilidade

Os tubos de alumínio, devido às propriedades do próprio material, podem ser produzidos com menor diâmetro, adaptando-se melhor a diferentes estruturas, facilitando a vazão dos equipamentos.

4. Economia de energia

Ao facilitar a vazão do ar comprimido, os tubos de alumínio reduzem a necessidade de esforço das bombas e compressores dos equipamentos, gerando economia de energia.

5. Resistência mecânica

O uso do alumínio em equipamentos industriais, veículos, indústria aeronaval e construção civil só é possível graças à sua dureza e resistência mecânica, que pode ser ampliada por meio de processos industriais.

Esperamos que o conteúdo sobre tubo de alumínio para ar comprimido tenha sido útil. Caso queira obter uma cotação, fale já com nossa equipe!

 

Posted in:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.