Vergalhão de alumínio flexível: o que é e como é fabricado?

Você já ouviu falar em vergalhão de alumínio flexível? Talvez não, mas certamente já ouviu falar em vergalhões de alumínio ou, no mínimo, sabe que estruturas de alumínio são comuns na construção civil, tanto em funções estruturais como de acabamento e até revestimento de ambientes.

O alumínio é um elemento muito requisitado na construção por diversos fatores, a começar pela beleza natural do material. O que o torna tão requisitado, todavia, é a versatilidade, podendo dar origem a diversas formas, de perfis para esquadrias a vergalhões, e receber diferentes cores para se adaptar ainda mais aos ambientes.

Aliás, não é só quanto às cores que o alumínio pode assumir diferentes soluções estéticas. Ele pode passar por diferentes tipos de transformações, podendo ser cortado, furado ou passar por outros processos para dar origem a múltiplas soluções funcionais dentro de diferentes projetos.

O que é e como é feito o vergalhão de alumínio?

Você já deve ter ouvido falar no processo de extrusão. Caso não, se trata de um processo que poderíamos também chamar de molde. No caso dos metais, eles sofrem aquecimento, até assumir uma forma fluida, que é passada por moldes, ou tarugos, que lhe dão a forma desejada.

Para obter a flexibilidade, as ligas de alumínio em questão passam por tratamento térmico e têmpera diferenciados. São esses processos que conferem diferentes graus de dureza ao produto.

É assim que o vergalhão de alumínio é produzido para ser utilizado nos mais diversos projetos industriais e de engenharia. As características que o fazem diferenciado são:

  • resistência mecânica e durabilidade;
  • resistência à corrosão;
  • ótima condução térmica e elétrica;
  • versatilidade;
  • facilidade de limpeza e manutenção.

Entre os tipos mais comuns de vergalhões estão o vergalhão quadrado, o redondo e o sextavado. O vergalhão de alumínio flexível é um tipo mais específico de material, do qual falaremos adiante.

O que é e para que serve o vergalhão de alumínio flexível?

Como o nome já diz, o vergalhão de alumínio flexível, também conhecido como vergalhão mole, tem como característica que o diferencia a propriedade de se moldar para dar soluções para diferentes estruturas, tanto na indústria quanto na construção civil.

Apesar de sua principal característica, o vergalhão de alumínio flexível mantém sua resistência mecânica e todas as propriedades dos vergalhões comuns. Por isso, é utilizado em funções estruturais. A flexibilidade lhe confere, todavia, outras possibilidades, como estrutura visível em elementos decorativos, como esculturas, centros de mesa e arranjos diversos.

É possível encontrar os vergalhões flexíveis em diferentes tamanhos e espessuras, para aplicação nos mais diversos tipos de projetos. Além de toda essa versatilidade, os vergalhões de alumínio, de um modo geral, são leves e fáceis de transportar. Esse é um aspecto que gera outra vantagem importante que é a qualificação dos processos de logística: carga, descarga, armazenagem e transporte.

A Hyspex Guarulhos é especialista em produtos extrudados e oferece opções de vergalhões de alumínio para todas as aplicações. Caso precise de um orçamento, basta entrar em contato.

Esperamos que o artigo acima tenha sido esclarecedor sobre o tema. Caso deseje um maior aprofundamento, sugerimos que assista a este vídeo:

 

 

Posted in:

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *