Apesar de não ser muito conhecido da maioria do público, o dissipador de calor é muito importante para o funcionamento de eletrodomésticos. E mais do que isso, ele é usado em todo tipo de equipamento que possui sistema e eletricidade.
Então, para que serve o dissipador de calor?
Como o próprio nome já diz, tem o objetivo de reduzir o calor interno dos sistemas. Assim, ele evita um superaquecimento e sobrecarga nos equipamentos, além de aumentar sua durabilidade.
O uso correto do dissipador ainda aumenta a potência de atuação dos aparelhos e impede danos causados pela alta temperatura.
Mas, para que o componente aja da maneira correta, é necessário saber escolher a melhor opção.
Escolha o tipo de dissipador de calor
Existem basicamente três grupos de dissipadores de calor disponíveis no mercado:
- resfriados por convecção natural;
- resfriados por ventilação forçada;
- resfriados com líquidos.
Cada um desses tipos atua de uma maneira diferente e possui indicações de uso diferentes. Então, saiba escolher a opção certa para o seu projeto.
A opção mais simples e também a mais usada é o dissipador de calor por convecção natural. Ele possui uma estrutura cheia de aletas que conduz o calor reduzindo a temperatura dentro do equipamento.
O dissipador por ventilação forçada é muito encontrado em computadores, o famoso cooler. Ele se parece com um pequeno ventilador que resfria a temperatura nas partes mais importantes do sistema.
E o dissipador de calor com líquido utiliza a circulação de água para manter a temperatura das peças mais baixas. Esse líquido é conduzido por todo o sistema através de placas ocas de cobre ou alumínio.
Escolha o modelo de acordo com o aparelho
Dissipador de calor estampado
É produzido com folhas de alumínio ou cobre e pode ter o formato que o projeto necessita. Por ter um preço mais acessível, ele é mais utilizado em placas eletrônicas.
Dissipador de calor por extrusão
Esse modelo é mais potente e consegue dissipar grande quantidade de calor, por isso, é muito utilizado em fontes de alimentação e amplificadores.
Dissipador de calor fundido
É produzido em bronze, cobre ou alumínio e passa por um processo de fundição para atuar. Seu funcionamento é perfeito para sistemas de ventilação forçada.
Escolha o tipo de material de fabricação
Um dissipador pode ser produzido em diferentes materiais, cada um possui suas vantagens e desvantagens.
O ouro é um excelente condutor térmico que pode ser usado na fabricação de dissipadores de calor. Porém, o alto custo do material torna o seu uso reduzido, pois isso encarece o produto final.
O cobre já foi considerado o melhor material para os dissipadores de calor, porém ele é mais pesado e caro que outras opções do mercado.
Assim, o alumínio vem ganhando espaço na fabricação de dissipadores de calor. Isso porque ele é um metal leve, não sofre oxidação, é resistente, tem baixo custo e ainda pode ser reciclado.
Procure uma empresa de credibilidade
Se você quer um dissipador de calor de alumínio, que mostramos ser a melhor opção nesse momento, procure a Hyspex.
Com anos de experiência no mercado de alumínio, a Hyspex possui a credibilidade que apenas as melhores empresas possuem. Atuamos com materiais de qualidade para garantir a satisfação dos clientes.
Portanto, entre em contato com nossa equipe de profissionais e conheça mais sobre as opções de dissipadores de calor disponíveis.
Um comentário