Transformados de alumínio: ABAL prevê crescimento em 2023

Segundo o relatório da ABAL referente ao 4º trimestre de 2022, as expectativas para 2023 são de aumento no consumo de transformados de alumínio. Por isso, o esperado é que o setor tenha uma recuperação significativa.

Os transformados do alumínio são usados em diversos setores, desde produção de embalagens alimentícias até na fabricação de veículos. Assim, a tendência de consumo desses materiais é sempre alta, menos durante o período atípico que enfrentamos.

Os relatórios da ABAL (Associação Brasileira do Alumínio) referentes aos últimos três anos mostraram todo o impacto que o isolamento causou no mundo. Claro que, no setor de transformados, não foi diferente e houve uma queda relevante quando comparado com os anos anteriores.

Apesar disso, a cada semestre já eram observados alguns sinais de recuperação do setor e agora a expectativa é alta. Com a retomada da economia e o crescimento observado em todo o mundo, é esperado que o consumo de transformados de alumínio também seja influenciado positivamente.

Expectativa do consumo de transformados de alumínio em 2023

Diferente dos últimos anos, 2023 vem se mostrando muito promissor para esse setor. Assim, a expectativa não poderia ser diferente: um crescimento significativo, que mostra a recuperação do segmento.

A expectativa da ABAL é que o ramo apresente um aumento de 7,1% em comparação com os dados apresentados em 2022. Na prática, isso representa um total de 1635 mil toneladas de transformados de alumínio.

Em comparação com o ano de 2019, ano anterior à pandemia, a expectativa para 2023 é 10% maior. O que demonstra uma retomada total do setor de transformados e até mesmo um crescimento no mercado.

Se os valores apresentados forem alcançados, essa será a maior série histórica do setor. Uma notícia excelente para todos que trabalham com os transformados de alumínio e outros produtos derivados do metal.

Esse aumento deve ser provocado pelo aumento na produção de embalagens, na procura por eletrodomésticos, carros e também na construção civil. A volta da normalidade na economia do país é um dos principais responsáveis por essa expectativa.

Consumo de transformados de alumínio em 2022

Transformados de alumínio

A análise geral do ano de 2022 mostra que houve uma queda no consumo de alumínio em todas as suas formas. Durante esse período os únicos mercados que apresentaram crescimento foram de fundidos e pó de alumínio.

Os setores de laminados e destrutivos apresentaram uma queda de 5,5% e 5,6%, respectivamente, em comparação aos valores de 2021. Já o setor de extrudados teve uma redução de 7,8%, enquanto o setor mais impactado foi o de cabos, que teve queda de 14,4%.

Isso tudo como um reflexo do momento que o mundo estava enfrentando. Porém, quando analisamos o ano de 2022 trimestralmente notamos uma pequena retomada do crescimento.

Esses dados já mostravam que em 2023 o cenário seria melhor. Isso está sendo observado com o passar dos meses. Por isso, é bem provável que a expectativa da ABAL seja alcançada ou até mesmo ultrapassada.

Gostou da notícia? Então, fique por dentro do mundo e do mercado de extrudados de alumínio aqui em nosso blog!

 

Posted in:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *